SPDA
O que é SPDA
O que há de melhor em SPDA em todo litoral de São Paulo.
A sigla “SPDA” quer dizer Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Esse sistema serve para reduzir o risco à vida causado por raios, bem como, proteger a integridade física de grandes estruturas e prédios.
O SPDA tem como função captar, conduzir e dissipar no solo a energia gerada pelo raio, evitando assim, danificar aparelhos e a própria estruturas.
Subsistemas de SPDA SPDA
Uma instalação de para-raios é dividida em 3 partes:
Captação - Conj. de peças instaladas no topo da edificação, ou seja, onde acontece o maior número de impacto de raios.
Descidas - Condutores que guiam a descarga elétrica até o solo, oferecendo assim, um caminho com menor resistência.
Aterramento - Inst. sob o solo, responsável por dissipar a energia do raio na terra, bem como proteger seres vivos contra tensão de passo e de toque.
Manutenção de Para-Raios SPDA
Antes de tudo, todas as peças devem estar em boas condições, ou seja, sem oxidação elevada, quebradas ou soltas. O mais importante, é que o sistema tenha uma boa condução elétrica conforme níveis exigidos pela norma NBR-5419 da ABNT.
Essas condições são exigidas por Cias de Seguro, Corpo de Bombeiros, bem como Prefeituras e o não cumprimento pode ser passível de processos civis e criminais, além da não cobertura dos danos pelas Seguradoras.
Para garantir boas condições, devem ser feitas inspeções anuais e um Laudo Técnico deve ser emitido por empresa ou eng. registrado no CREA, bem como a devida ART dos serviços feitos.